SOP – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – CPM Teixeira de Freitas

SOP – Colégio da Policia Militar Anísio Teixeira
Teixeira de Freitas

O Serviço de Orientação Psicopedagógico – SOP é um órgão da estrutura do PMBA oferecido aos estudantes pais e equipe pedagógica como suporte psicopedagógico. Com o objetivo e desenvolver um trabalho preventivo de dificuldades relacionadas ao campo social, afetivo e emocional que, por sua vez, possam interferir no processo de aquisição da aprendizagem, considerando seus diversos aspectos.
A atuação SOP na Escola é acolher, avaliar investigando problemas emergentes que fomentam os processos de aprendizagem:
Orientar o educando visando à prevenção e/ou à intervenção de comportamento, social, emocional e de aprendizagem;
Elaborar estratégias preventiva dirigidas à prevenção da saúde mental e busca de qualidade de vida do educando;
Orientação de estudos;
Orientação educacional e profissional;
Elaboração de relatório/pareceres e encaminhamentos para áreas afins. Internas e/ou externas, quando se fizer necessário.
Junto aos pais
Escuta e orientação a pais no processo no processo de Educação/direitos e deveres dos estudantes, devolutivas de observações, acompanhamentos e atendimentos realizados com os alunos, a pedido dos responsáveis ou por necessidades percebidas pela Escola.
Junto ao corpo docente:
Suporte na criação de condições favoráveis para a resolução dos problemas que surgem, fazendo com que o ensinar e o aprender se torne mais comprometidos;

Participação em reuniões pedagógicas, facilitando momentos de reflexão e crescimento profissional e pessoal;

Orientação sobre a atuação junto aos alunos com relação ao comportamento e à aprendizagem;

Apoio na elaboração dos relatórios e das fichas avaliativas dos estudantes.

As demais atividades da Escola, como eventos, comemorações e outras, também contam com a participação efetiva do SOP.
Em entrevista com os profissionais que atuam no SOP do CPM, a Psicopedagoga e Psicóloga Clinica Silvana Lacerda, e do Psicólogo Claudinei Chelles
Em entrevista, a psicóloga Silvana ela enfatizou que “a aprendizagem não e necessariamente esse aprender sistematizado no ambiente escolar, mas sim a aprendizagem humana, o psicopedagogo procura entender como o sujeito aprende, o que aprende estando sempre voltados para os aspectos sócio culturais, neurobiológico, emocional e principalmente o afetivo.” O psicólogo Chelles lembrou que o SOP não atende apenas os casos dos estudantes, que, quando detectados casos ou situações na família que necessita de um processo terapêutico mais prolongado, é feito um encaminhamento para a Faculdade Pitágoras a qual mantem uma parceria com o CPM para dar esse suporte. Silvana, ainda em sua fala lembrou que o SOP diante do desafio a ser enfrentado pelos CPMs, a implantação em 2018 do novo Ensino Médio, “tivemos que voltar a nossa atenção para essa demanda junto a comunidade escolar, com um programa de orientação profissional para trabalhar com estudantes dos 9º anos que, em 2018 já estarão estudando com a nova modalidade a BNCC aprovada pelo MEC.”

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Silvana Lacerda
Psicopedagoga clinica
Psicóloga

Claudinei Chelles
Psicólogo

Fonte: ASCOM/NTE07
Mara Rúbia Formosa