Estudantes podem se inscrever para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Palavras-chave:

Estão abertas, até o dia 05 de se­tembro, as ins­cri­ções para o pro­cesso se­le­tivo do pro­jeto Par­la­mento Ju­venil do Mer­cosul (PJM). Podem par­ti­cipar es­tu­dantes de es­colas pú­blicas que es­tejam ma­tri­cu­lados e fre­quen­tando re­gu­lar­mente o 1º ou 2º ano do en­sino médio re­gular ou en­sino téc­nico in­te­grado ao en­sino médio em es­colas pú­blicas da rede es­ta­dual ou fe­deral.
Pro­mo­vido pelo Mi­nis­tério da Edu­cação do Brasil (MEC), o Par­la­mento Ju­venil do Mer­cosul  busca pro­mover o pro­ta­go­nismo ju­venil, con­tri­buindo para a in­te­gração re­gi­onal dos jo­vens par­la­men­tares que, após dis­cus­sões con­juntas, acordam e re­co­mendam a adoção de po­lí­ticas edu­ca­tivas. Essas po­lí­ticas visam pro­mover a ci­da­dania re­gi­onal e uma cul­tura de paz e res­peito à de­mo­cracia, aos di­reitos hu­manos e ao meio am­bi­ente.
O prin­cipal ob­je­tivo do pro­jeto é abrir es­paço para diá­logos e dis­cus­sões acerca de temas vin­cu­lados à edu­cação, como: in­clusão edu­ca­tiva, par­ti­ci­pação ci­dadã, di­reitos hu­manos, di­ver­si­dade de raça, etnia e gê­nero, in­te­gração re­gi­onal e tra­balho. Assim, vol­tados para o tema prin­cipal “O en­sino médio que que­remos”, os jo­vens ela­boram pro­postas que abordam as ne­ces­si­dades e an­seios co­muns ao Mer­cosul.
Os Jogos Estudantis da rede Pública valorizam a cultura corporal e o lúdico