Eleição para líderes de classe mobiliza mais de 912 mil alunos

 

 

Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino estão se preparando para a eleição geral de líderes de classe, que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril, nas unidades escolares da capital e do interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A iniciativa faz parte de o programa Educar para Transformar, visando promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo assim para a gestão democrática e participativa.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para o ambiente na unidade de ensino. Entre as competências dos líderes estão representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem; e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

As eleições aumentam a participação dos alunos na vida escolar, como explica a estudante Ana Gomes Jacobsem . Ela foi eleita líder de classe da turma do 4º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul –CETEP-ES  NRE 07 de Teixeira  Freitas,. “Num trabalho com a direção e os outros líderes junto ao NRE/SEC, vamos reivindicar melhorias na estrutura, na qualidade da alimentação escolar e das aulas com bons professores, maior participação na gestão escolar como é a proposta de uma gestão democrática e participativa”.

A mobilização nas escolas é feita com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação  e dos orientadores de estudos,(Pacto pela Educação),  que recebem formação para auxiliar os estudantes na elaboração do plano de ação e das metas para a escola. “A gente acredita muito na participação dos jovens como elemento modificador e transformador da educação, e a eleição é sempre um grande evento para as escolas pensarem sobre autonomia, empoderamento juvenil e participação dos jovens”, afirma a coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado, Elaine Souza.”