Formação de professores visa potencializar leitura e letramento dos estudantes do Ensino Médio

A importância da leitura como um dos instrumentos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, em todas as áreas do conhecimento da Educação Básica, é reforçada na segunda formação de Formadores Regionais do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A ação, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, teve início nesta terça-feira (2/8) e prossegue até sexta (5/8), em Salvador, para professores formadores da rede estadual.

 

Com o tema ‘Entrelaçando leitura e letramento – Um diálogo entre as áreas do conhecimento’, o encontro tem como objetivo fortalecer o conhecimento dos educadores para que possam garantir o aprendizado significativo do aluno através da leitura e do letramento.

 

A supervisora do Programa Pacto pelo Ensino Médio, Adelaide Oliveira, explica que os formadores regionais serão os multiplicadores dos conteúdos adquiridos para os professores orientadores de estudo, durante as formações no interior, de 25 de agosto a 2 de setembro, nos Núcleos Regionais de Educação (NRE). “O nosso objetivo é fortalecer as práticas do Projeto de Leitura, para a  valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura, dentro das ações, metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação propostas pelo programa Educar para Transformar”, afirma.

 

Para a professora formadora do Pacto, Deise Pereira, esta formação é importante porque servirá de subsídio em sala de aula para as práticas pedagógicas relacionadas à leitura, em todas as áreas do conhecimento. “Não basta ser al­fa­be­ti­zado, é pre­ciso do­minar as ha­bi­li­dades da lei­tura e da es­crita para que o estudante tenha a ca­pa­ci­dade de in­ter­pretar, de com­pre­ender e de cri­ticar, dentro do pro­cesso de le­tra­mento”. As novas práticas, complementa, podem ser experimentadas através de oficinas de leitura e de jogos, entre outras ações, como as olimpíadas de Ciências e Matemática, que são métodos de respaldar a teoria na prática.

 

Pacto – Com o objetivo de promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Bahia é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). As formações são realizadas nos próprios colégios da rede estadual, durante o tempo destinado às Atividades Complementares (ACs).

 

Fotos: Claudionor Junior